Por favor aguarde Carregando...

Page Loader

Criação

Footer Icon

A importância da fotografia publicitária.

Escrito por Bárbara Caetano – Diretora de Arte 

 

Quantas vezes você já admirou as páginas de uma revista e se encantou com o look usado por uma celebridade? Olhou para um outdoor desejando adquirir aquele automóvel anunciado ou quis saciar a fome com o prato suculento estampado em uma imagem?
O que seria da publicidade sem a fotografia? Como cada cliente chegaria até o produto ou serviço?
A imagem causa impacto. Como diz o ditado popular, uma imagem vale mais que mil palavras.

A fotografia publicitária, é um investimento no emocional do público que queremos atingir. A imagem fica no subconsciente das pessoas e, muitas vezes, sozinha ou com pouco texto consegue gerar um conceito.

Mas para passar a mensagem correta e atingir os sentidos dos nossos clientes é preciso um estudo antes, um briefing (é um conjunto de informações que o publicitário utiliza para desenvolver uma peça publicitária) de direcionamento.

A fotografia publicitária é totalmente diferente da fotografia artística, por exemplo: fotos artísticas são inspiradas pelos momentos e sentimentos do fotógrafo, já as fotos publicitárias são feitas através de estudo, posicionamento e planejamento para que o fotógrafo consiga provocar desejo em quem está vendo a fotografia.

Após a sessão fotográfica é essencial o tratamento da imagem. Essa etapa precisa ser realizada com extremo cuidado para que se torne uma imagem impactante, destacando as belezas e qualidades do produto.

Agora, tratamos da fotografia como um espetacular instrumento de campanhas publicitárias, já que a função da imagem é despertar o desejo de consumo. A imagem procura despertar a atenção em primeiro plano e desejos intensos em quem a vê, contando, para isso, com tratamento e efeitos especiais, de forma a despertar a curiosidade e fixar no espectador as principais características do produto exposto. Até noção de movimento pode-se transmitir com a fotografia, desde que realizada com técnicas específicas de composição, profundidade, luz, ângulo, foco.

 

Então, podemos dizer que a fotografia é como o braço direito da publicidade, ela dá vida as ideias e complementa textos para que possamos atingir o público de maneira eficaz e impactante.

Comentários Facebook