Quem trabalha com marketing e publicidade sabe muito bem que influenciar a decisão de terceiros é muito importante para a atividade.
Afinal, opiniões e experiências possuem um peso relevante em nossa balança de decisão.
Diante disso, apesar de o termo “marketing de influência” parecer um pleonasmo, essa é uma abordagem que tem crescido bastante nos últimos anos e apresenta resultados relevantes.
Então, vamos saber um pouco mais sobre ele!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia na qual as marcas planejam e praticam ações com produtores de conteúdo independentes, que tenham influência relevante em certos nichos.
Assim, graças à confiança e ao relacionamento com seu público, esses líderes de opinião interferem na decisão do público em favor da marca. Dessa maneira, é possível criar mais um caminho para o público se relacionar com a empresa, impactando até mesmo a imagem da marca.
Essa interação entre influencer e a empresa pode ocorrer de duas maneiras: a mídia paga ou a mídia conquistada.
A mídia paga envolve um conteúdo focado, como produto, serviço, novidade ou a marca em si. Porém, há necessidade de alinhamento entre influencer e empresa, pois o público conhece muito bem o produtor de conteúdo e pode sentir “estranheza” na mensagem.
Já a mídia conquistada se assemelha a uma parceria, sem contrapartida financeira. Afinal, na maioria das vezes, também é vantajoso para o influencer ter associação com marca, já que isso traz credibilidade e relevância, além de benefícios que podem ser estabelecidos.
No entanto, ambos os tipos requerem que o produtor do conteúdo tenha liberdade de linguagem no anúncio. É claro que deve haver um briefing detalhando o objetivo da mensagem, mas sem impor um roteiro restritivo. Assim como o influencer conhece muito bem o público, o inverso também ocorre, então mudanças repentinas tiram a autenticidade da mensagem e podem deixar o conteúdo “forçado”.
Por isso, é essencial escolher bem quais influencers contatar para a campanha, buscando aqueles que tenham alinhamento com o perfil e a linguagem da empresa.

O que é influencer e como ele podem contribuir em seu anúncio?

Influenciadores são pessoas, das mais diversas áreas ou assuntos, com um grande número de seguidores nas redes sociais. Eles produzem regularmente conteúdos próprios que constroem opiniões e laços com seu público.
Essa classificação abaixo foi apresentada pelo blog da Influecy.me, classificando os influenciadores em 5 categorias de acordo com o número de seguidores:

Nanoinfluenciador: até 10.000 seguidores;
Microinfluenciador: de 10.000 a 100.000 seguidores;
Intermediário: de 100.000 a 500.000 seguidores;
Macroinfluenciador: de 500.000 a 1.000.000 de seguidores;
Megainfluenciador: mais de 1.000.000 de seguidores.

No entanto, tão importante quanto o alcance, é ter um objetivo bem definido e o público certo a ser focado.
Independentemente do número de seguidores, influenciadores possuem um público mais engajado, o que significa mais receptividade à mensagem veiculada.
Além disso, existe a possibilidade de atingir pessoas que ainda não tinham conhecimento de sua marca.
Tendo uma estratégia bem elaborada, os resultados de campanhas com marketing de influência são bem interessantes para as marcas. Tanto que os investimentos nesta abordagem estão em crescimento nos últimos anos.
Segundo pesquisa feita em 2015 pelo marketplace Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que realizaram essa estratégia afirmaram a maior possibilidade em trazer clientes mais qualificados para serem consumidores de suas marcas.
Além disso, a pesquisa apontou que, em média, há retorno de US$ 6,50 para cada dólar investido!
Porém, deve-se sempre lembrar da importância de escolher muito bem esses produtores de conteúdo.
Não são poucos os casos de influenciadores que são expostos com opiniões, posicionamentos ou ações indevidas. Situações assim podem trazer consequências até mesmo para as empresas com as quais eles têm parcerias.
Por isso, ter um olhar crítico e analítico faz toda a diferença para as campanhas de marketing de influência.
Uma boa dica para influencers e empresas que buscam o marketing de influência é o portal Influencer Marketing Hub, que reúne conteúdos diversos sobre o assunto.
Afinal, o que todos queremos é trabalhar com boas influências!

Você já trabalhou com marketing de influência em sua empresa?
Compartilhe com a gente como foi a experiência!
Referências:
– Blog Semrush;
– Blog Influency.me;
– Blog Rock Content;