TikTok e ascensão dos vídeos como conteúdo mais consumido – Café com Pernas

Em 2020, o TikTok se mostrou como a rede social da vez! 

Não tem para ninguém: a grande novidade de 2020 no mundo das redes sociais é o TikTok. 

Até o presente momento, em todo o mundo, nenhuma rede social (ou app que não fosse game) teve mais downloads do que esse aplicativo chinês. 

Quem confirma essa informação é a Sensor Tower (INSERIR HIPERLINK: https://sensortower.com/blog ), empresa líder em fornecer inteligência de mercado e insights para a economia global de aplicativos. 

Os vídeos curtos, variados filtros e customizações, músicas, desafios envolventes, dublagens divertidas e muitos personagens virais (“Rôi, Letícia né?”) são elementos que os tiktokers estão acostumados em seu dia a dia. 

Verdade seja dita, ou escrita neste caso, esse aplicativo não surgiu este ano “do nada”. O TikTok já vinha em uma interessante crescente desde 2018. 

Após surgir na China e se fundir com um outro aplicativo, o Musicar.ly, seu crescimento em outros países disparou. Tanto que, em agosto de 2019, já possuía mais usuários fora da China do que dentro. 

Mas foi em 2020, ano de pandemia, quarentena, isolamento e um consequente aumento no consumo de conteúdo online, que o app chinês se consolidou e conquistou o mundo.  

Anúncio com tecnologia de IA no direcionamento 

Podemos dizer que o aplicativo é muito divertido e atraente. No momento, isso é consenso e poucos vão discordar. Mas então, o que chama a atenção da publicidade nesta nova plataforma? 

Chegamos ao ponto que é um diferencial interessante do TikTok: 

Sua plataforma de anúncios! 

TikTok Ads funciona de maneira bem inteligente e com grande potencial (INSERIR HIPERLINK em “grande potencial”: https://rockcontent.com/br/blog/tiktok-ads/). Operando por meio das preferências e interesses, seu mecanismo conta com o auxílio de uma IA (Inteligência Artificial) para direcionar o conteúdo ao público. Isso resulta em uma entrega muito mais efetiva! 

Apenas para compararmos, Facebook e Instagram também possibilitam direcionar o anúncio com base em interesses e preferências. No entanto, essas plataformas não possuem a IA para colaborar na configuração do anúncio. 

Outro diferencial é permitir que o anúncio seja exibido em outros apps da desenvolvedora por meio de uma configuração única. Além disso, o TikTok Ads (INSERIR HIPERLINK EM “TikTok Ads”: https://www.edialog.com.br/novas-redes/anunciar-no-tiktok/) é compatível com vídeos e banners, não sendo obrigatório que o conteúdo seja animado. Para quem optar pelos vídeos, há a possibilidade de customização em uma ferramenta bem interessante e com boa diversificação. 

Por fim, o detalhe que faz os olhos do publicitário brilharem…
Para continuar rolando seu feed, é necessário ver o vídeo até o fim. Ou seja: os anúncios no TikTok não podem ser pulados! 

Muitas grandes marcas têm usado esse aplicativo para lançar suas campanhas e produtos. Uma das alternativas para cair no gosto do público são materiais que propõem “desafio” e as famosas “hashtags”. 

 

O sucesso abre portas: o Facebook mostra sua carta com o Reels 

Todos já ouvimos aquela máxima “nada se cria, tudo se copia”. 

Ela vale para praticamente todas as áreas da vida e com redes sociais não poderia ser diferente. 

Recentemente, o Facebook mostrou que prestou atenção neste “fenômeno TikTok” e lançou sua própria versão para o Instagram: o Instagram Reels. 

Essa gigantesca empresa de tecnologia percebeu que a nova proposta de rede social possuí altíssimo envolvimento e agrada o público mais jovem. 

Para não ficar de fora e fazer sua jogada, a aposta foi na “inércia do usuário”. Por isso, o Reels está dentro do Instagram. Sobre isso, o especialista Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers, afirmou que: 

“Atualmente, o Instagram é a plataforma de mídia social onde estão ocorrendo os mais altos níveis de engajamento, enquanto o TikTok está ganhando enorme força com seus novos vídeos curtos e facilmente compartilháveis. Com o lançamento do Instagram Reels, o Facebook procura se casar com os dois, alavancando seu enorme e altamente engajado público e dando a eles o tipo de formato do momento”. 

O lançamento é recente e ainda não há muitos dados sobre a efetividade do Reels para enfrentar o TikTok. Porém, a briga promete ser boa e merece toda a atenção. 

Afinal, nessa disputa, usuários, empresas e agências têm muito a ganhar! 

Quer saber mais sobre as plataformas e formatos atuais para sua campanha ter resultados estimulantes?
Entre em contato com nossa equipe e vamos combinar um café.
Aqui inovação e redes sociais são temas muito estimulantes! 

 

Palavras-chave: TikTok ; Reels ; anúncio ; digital ; app 

 

Leave a comment