Os influenciadores digitais e a propaganda. – Café com Pernas

Olá, galera, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre o forte aparecimento dos influenciadores digitais na propaganda atual.

Influenciadores digitais são aqueles que utilizam as redes sociais para produzir conteúdos diversos, interagindo com seu público e conquistando seguidores. Exemplos famosos atuais são os youtubers de grande influência no Brasil Kéfera Buchmann, Whindersson Nunes e Felipe Neto.

Eles têm conquistado cada vez mais as mídias. Mas, afinal, por que eles têm ganhado esse importante espaço na propaganda?

Fácil, atualmente as pessoas são cercadas de propagandas vindas de todos os meios e, por isso, às vezes não dão muita bola ao produto anunciado, já que estão expostos a vários outros ao mesmo tempo. E é aí que entram os influenciadores: como eles mantêm grande interação com seus seguidores, passam certa credibilidade. Por isso, um produto anunciado por ele, soa mais como um conselho ou uma dica, não como uma propaganda em si.

É mais convincente e isso leva ao óbvio: atinge muito mais o público. Aliás, esse tipo de propaganda também pode servir como porta de entrada para novos públicos, já que geralmente cada youtuber ou blogger atinge um tipo de público diferente.

Essas propagandas podem ser feitas nas mídias digitais e sociais, trazendo a possibilidade de um maior feedback, o que é bem produtivo para a marca. Mas também podem ser veiculadas nas outras mídias como televisão, rádio ou mesmo outdoors. De qualquer forma, são uma forma de marketing em expansão atualmente.

Muitas marcas têm utilizado influenciadores digitais em suas propagandas para convencer seu público. Um exemplo pode ser a grande marca Coca-Cola, que recentemente veiculou uma propaganda com três jovens famosos youtubers: Bruna Vieira, Lucas Rangel e Christian Figueiredo.