Vocês sabem o que é escrita publicitária? – Café com Pernas

 

Basicamente é o texto que acompanha qualquer artigo publicitário. Mas não confunda, um texto não precisa necessariamente ser apenas a obra escrita: através da linguagem não-verbal, a obra visual e auditiva da publicidade também é considerada escrita, já que parte de um texto (pelo menos na teoria).

Antes de mais nada, devemos nos lembrar de que o principal intuito da linguagem publicitária – seja ela qual for –  é persuadir as pessoas e vender um produto. O que importa, afinal, é conquistar o público e, por isso, o texto deve ser produzido com uma linguagem característica para o público alvo, de modo que o aproxime mais da mensagem deixada.

A aproximação, aliás, é muito importante. Para isso, o publicitário pode (e deve) usar a intertextualidade, que nada mais é do que um diálogo da peça publicitária com algo que está em uso na sociedade, como expressões famosas ou acontecimentos atuais, filmes e séries famosas, etc. Tudo que tenha a ver com os interesses do público faz com que ele já tenha uma pré-disposição a gostar do produto a ser vendido.

Além disso, outra importante caraterística das mensagens publicitárias é a criatividade para atrair o público. A mensagem está centrada no receptor e deve ter a finalidade de despertar emoções e sensações, o uso do humor pode ser uma ferramenta interessante para isso.

Um texto publicitário deve ter algumas características para que seja eficaz: deve ser escrito com clareza e concisão; explorar a linguagem de forma criativa; utilizar talvez alguns trocadilhos e figuras de linguagem; sem falar no uso de verbos no imperativo para tentar maior persuasão e vocativos para aproximar o leitor do texto.

Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, já que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxima o leitor da proposta publicitária. São textos de fácil memorização, por exemplo, quando ouvimos a famosa frase “Amo muito tudo isso” automaticamente pensamos no Mc Donalds, já que a empresa divulgou sua marca através desse slogan durante muito tempo.

Em resumo, a linguagem publicitária é tudo o que traz uma mensagem. Para melhor atingir o público alvo, o publicitário deve utilizar vários meios, mas principalmente a concisão, clareza, aproximação do leitor e criatividade.