A Comunicação na Comunicação. – Café com Pernas

Parece irônico pensar na dificuldade que muitos comunicadores têm em se comunicar, mas essa realidade é muito mais comum do que se pode imaginar. Falo da dificuldade que muitos profissionais têm em manter diálogos claros e ideias compreensíveis, e o quanto isso pode ou não prejudicar a qualidade do trabalho.

Muitos dizem que este é o papel do atendimento; traduzir o pensamento de um empresário para uma equipe criativa, compreender as necessidades do mundo corporativo e explicar para o criativo o porquê disto, assim como o contrário, conseguir explicar a linguagem artística, a hierarquia de informações e a psicologia das cores para um administrador.

Um gestor de empresa deve saber claramente quais são seus objetivos com a comunicação, quais são seus produtos que necessitam de exposição, quais as dificuldades deste produto no mercado e principalmente quais as diferenças e diferenciais desse produto para os concorrentes.

Já o criativo deve saber como expor este produto da melhor forma, como se aproveitar dos diferenciais, como ocultar ou exibir as diferenças em relação aos concorrentes e principalmente como fazer com que a comunicação atinja os objetivos esperados pelo empresário.

A grande dificuldade na comunicação entre o gestor e o criativo é que o gestor, normalmente, tem uma visão extremamente objetiva, mas um tanto quanto limitada em relação à forma como seu produto deve ser exposto, já o criativo extrapola nas formas com que o produto pode ser apresentado, fazendo com que não seja nada objetivo.  É um conflito claro entre objetividade e criatividade que geralmente leva a nada quando sentados frente a frente numa discussão sobre a comunicação da empresa.

Para resolver essa dificuldade, o atendimento faz um papel de mediador, que muitas vezes ultrapassa a dificuldade apresentada anteriormente em relação à objetividade e criatividade e chega ao ponto mais difícil, a grande briga de egos, pois o gestor tem a confiança de que tudo sabe sobre a sua empresa e o criativo pensa saber mais ainda sobre como vender esses produtos, sendo que na verdade ambos lutam pelo mesmo objetivo, que somente será alcançado aproveitando o melhor do conhecimento de cada um.